O que sustenta o seu trabalho?

Você já imaginou como seria a sua vida sem o trabalho de outras pessoas?

Você percebe o quanto a sua vida é interconectada ao trabalho de outros seres?

Desde o trabalho não remunerado das mulheres que gestam, que maternam e educam, as pessoas que plantam, beneficiam e transportam o que você come!

E  das pessoas que produzem o que você veste, que trabalham pra você se locomover e também dão condições para você trabalhar!

E dos seres da Natureza, que oferecem serviços ecossistêmicos, que é um pouco diferente de trabalho, que possibilitam a sua vida e a das pessoas que convivem com você?

Você já parou para pensar no sentido do trabalho enquanto uma troca? Você dá um pouco da sua vida (tempo e energia) para que outra pessoa possa viver também com os recursos que recebe de você?

O que o seu trabalho sustenta? O tempo e energia da sua vida sustentam que tipo de pessoas? De negócios? De modos de vida?

Fonte: Sebastião Salgado

Perfume do Sonho: uma viagem ao mundo do café. Fonte: Sebastião Salgado

Janete, da aldeia Escondido, que usa pulseira com desenhos geométricos feitos com miçangas e segura jijus pescados no rio. Povo Yawanawá. Fonte: Sebastião Salgado

Mujica ensinou que a vida não é só trabalhar. Que precisamos deixar o tempo livre para as nossas loucuras. Só seremos livres quando gastarmos tempo de nossas vidas com coisas que nos motivam, com coisas que gostamos. Para sentir as coisas, precisamos dedicar tempo. Em que você gasta o tempo da tua vida? Em que você gasta o milagre de ter nascido? 

Tudo que você tem de mais precioso é o tempo de vida. O modo como você gasta o tempo de vida no trabalho, para comprar coisas que sustentam a sua vida, é inseparável do tempo de vida das outras pessoas que produziram o que você comprou.

Trabalho digno, justo, com igualdade de oportunidades, respeitando a diversidade de modos de estar no mundo é um dos valores do Instituto Pluriversas.

Neste mês de maio, que começou celebrando os trabalhadores, as mães, a lei que aboliu a escravização de pessoas, e fechou celebrando a diversidade cultural e o diálogo para o desenvolvimento  e a Mata Atlântica nos fez refletir sobre a força de transformação que cada pessoa tem em cada escolha de como usar o seu tempo de vida.

Inspiradas no tempo de vida de Mujica e Sebastião Salgado, que foram exemplos vivos de uma filosofia integrada com a Natureza, a arte e a sociedade, deixamos aqui nossa homenagem a esses homens que, graças a uma vida respeitosa e em igualdade com suas companheiras, alcançaram o reconhecimento que tiveram neste mundo.


Comentários

Deixe um comentário