Pluriversas por aí

Nos últimos dias de outubro, fomos conferir dois eventos em Porto Alegre que abordaram assuntos que nos interessam.

Um deles, no dia 30/10, foi a trilha de impacto do Tecnopuc Experience promovida pelo Farol Social Hub. Aprendemos sobre compostagem com o Lucas Fontes da Green Thinking, sobre negócios para a descarbonização com Giuliano Capeletti da Mercado Net Zero (que neutraliza emissões de carbono das empresas) e Wladi de Souza da GWA (que recicla carros!) e com a Beatriz Luz da Exchange4Change Brasil e o Augusto Mussi Alvim do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS sobre Economia Circular e políticas públicas voltadas a esse tema.

No dia seguinte, fomos no Morro da Cruz participar do Festival Morros do Futuro, organizado pelo Formô Hub e parceiros.

O FORMÔ HUB é um HUB de Inovação Social que tem como compromisso desenvolver o empreendedorismo periférico, descentralizar as tecnologias e as inserir no repertório das soluções construídas no Morro da Cruz, bem como inserir no mundo as inovações que já acontecem na periferia, potencializando o impacto positivo conectando esses mundos.

O Morros do Futuro é um festival que conecta inovação, comunidade e futuro. Em dois dias de atividades, reunimos moradores, empreendedores, universidades, poder público e organizações para repensar os desafios e potências dos morros e periferias — em áreas como meio ambiente, empreendedorismo, educação, saúde, bem-estar e tecnologia.

No Morros do Futuro, também conhecemos iniciativas de fora de Porto Alegre, como a moeda Eco Pila em Montenegro e Pareci Novo e o projeto Jardins Criativos em Caxias do Sul.

Toda quinta de manhã, a equipe do Projeto monta um posto de coleta e pesagem de resíduos junto à Praça Rui Barbosa. São recebidos latinhas, papelões, jornais e plásticos. Os resíduos são trocados por Eco Pilas, cujo valor é definido de acordo com a quantidade de material entregue. Essa moeda pode ser utilizada em empresas locais cadastradas. As empresas que aderiram ao Projeto e aceitam Eco Pilas dos clientes podem trocá-los por dinheiro junto à agência do Sicredi em Montenegro. Do total recebido, 10% do valor retornará ao Núcleo Socioambiental para ser utilizado em ações sociais e sustentabilidade do Projeto.

O Projeto Jardins Criativos, contemplado no edital Territórios Criativos – RS Seguro da SEDAC RS, é realizado no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo SCFV, em Caxias do Sul, que atende 230 crianças e adolescentes de 5 a 15 anos. As principais atividades são oficinas de permacultura, mutirões de plantio no jardim, palestra sobre arte e meio ambiente e oficinas de grafitti, de fotografia e de gastronomia. O projeto é uma iniciativa da Sala de Fotografia.

Saímos dos eventos cheias de conexões e ideias!


Comentários

Deixe um comentário